Hoje eu vou falar sobre o tratamento da endometriose, especificamente do tratamento que eu passei, pois alguns médicos consideram outros tipos de tratamento que eu desconheço a eficácia. Então se você passou por um tratamento diferente do meu, ou teve outra experiência, conte tudo tudo tudo nos comentários, pois outras pessoas podem se identificar com você. :)
O tratamento indicado pelo meu médico, depois da videolaparoscopia, foi a aplicação de 6 injeções de Zoladex, um medicamento de alto custo (na época custava uns 800 reais cada), que eu consegui pegar gratuitamente pelo governo do estado, através do Ambulatório Médico de Especialidade - AME.
A caixa do Zoladex é assustadora hehehe, maior que uma régua escolar e quando busquei a primeira caixa fiquei super aflita pensando no tamanho da agulha. Mas não é nada disso, a injeção tem um tamanho normal, nada grande, e é aplicado próximo ao umbigo. Sobre dor na aplicação, eu mal sentia a picada, porém existem pessoas mais sensíveis a dor, mas a minha experiência foi bem tranquila. Uma ou outra vez que a pele ficou um pouco arroxeada onde foi aplicação, mas nada demais.
Como você assina um monte de documentos para retirar esse medicamento eu fui ler na internet sobre os efeitos colaterais e fiquei em choque com alguns depoimentos, com pessoas dizendo, pelo amor de Deus não tomem isso! E váááááários outros depoimentos dizendo que foi tudo bem. Então eu apostei que comigo também seria tudo bem, afinal pensamento positivo = coisas positivas!
Hoje eu dou até risada dos efeitos colaterais do tratamento. Se você namora, é noiva ou casada, enfim, tem alguém que sofrerá com vocês os efeitos (sim, pois tem os efeitos emocionais que você vai despejar em alguém), é muito importante essa pessoa ler com você esse relato, para ela não achar depois que o que você está sentindo é frescura, pois não é.
- Sintomas de menopausa. Sim! Olha que sorte (#sqñ) você vai ter sintomas de menopausa 2 vezes nessa vida, uma agora no tratamento e outra quando chegar a menopausa de verdade. Como diz uma amiga querida, você estará tranquila e de repente vai calçar botinhas de fogo! Dá um calorão repentino, que sobe e desce, sobe e desce, mas que passa em 1 minuto ou 2.
- Quando eu tinha esse calorão, as vezes vinha acompanhada de um coraçãozinho mais acelerado, ou as vezes sem o calorão, ele também dava uma acelerada, mas que também passava em 30 segundos. Penso que o importante é você não se desesperar, pois aí é que destempera tudo mesmo. Quando começar, se concentra, respira devagar e conta até 30... viu... já passou! ;)
- Rola uma deprê, meu médico até me sugeriu um anti-depressivo leve, mas eu tenho horror a esse tipo de medicamento então optei pela outra alternativa que foi a atividade física. SUPER DEU CERTO! Mas não deixei 100% dos dias de Ó vida, Ó céus Ó azar... ninguém me ama, ninguém me quer.... mas passa! #TksGod
- Perca de libido... essa eu vou continuar na linha a seguir...
E os efeitos não passam logo após a última aplicação, eu ainda sofri ainda uns 6 ou 8 meses depois.
Como é uma aplicação por mês, depois de 6 meses eu fiz outra videolaparo para ver o resultado do tratamento e ... SUCESSO... a endometriose regrediu para nível 1!!! Aí ouvi assim do meu médico... Marina, agora você tem que engravidar... Oi?
Faltava 4 meses para eu casar e meu médico queria que eu casasse grávida... pelos motivos científicos fazia sentido, afinal os miúdos estavam limpinhos, sem nenhuma aderência, muito satisfatório para uma gravidez. Gravidez essa que ajuda o corpo a entender que o refluxo menstrual que (pode ser a) causa a endometriose é um funcionamento indevido, e pode reverter o problema. Mas por motivos sócio-econômicos eu optei por não engravidar hehehe.Deixei para depois do casório.
Então o próximo post vem a terceira e última parte. O pós-tratamento até eu conseguir engravidar... foram muitas emoções. Não percam!
Beijinhos