Pages

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Como está a rotina do bebê? Ele já fez 1 ano!!!

Oie!

O post de hoje é mais ou menos uma atualização deste post e desse outro, para dizer como estão as coisas comigo e com o bebê nessa rotina muito louca e selvagem de mãe, esposa, dona de casa, trabalhadora e universitária (ufa).

Bom deu pra perceber que eu dei uma sumida, coisa pouca, uns 5 meses rs. Mas ter tempo para fazer tudo não é tarefa fácil. Bom, começa que eu não faço tudo, simples assim... como eu já disse em posts anteriores, eu vivo elencando prioridades e emergências rs. Então na minha vida não houve muitas mudanças nesses meses que fiquei "fora", a correria continua.


Já o Felipe, 5 meses no primeiro, mais importante e revolucionário ano de vida de uma criança acontece muita coisa. 

Ele fez 1 ano e de presente ganhou uma catapora!!! Putz, num golpe de tempo e azar ele pegou a catapora sem tomar a vacina, pois ia toma-la dali alguns dias. Tive que adiar sua festinha para não transmitir a catapora para os convidados e ele também poderia estar enjoadinho e ficamos 15 dias de castigo em casa até a última casquinha cair. 

Por sorte o pai dele e eu já tivemos a doença, então pudemos cuidar dele com tranquilidade. Minha maior preocupação era a coceira que a doença causa, pois eu tive quando já era grandinha e lembro bem o quanto coçava. Porém o pediatra dele receitou um antialérgico com o objetivo de inibir a coceira, que foi milagroso. Ele não teve coceira alguma, então ele encarou a catapora super de boa, teve um dia de febre só, controlada também facilmente com o antitérmico.

Outros avanços nesses meses foram o nascimento dos 8 dentinhos, sem febre, mas muita coceira que era aliviada com brinquedos para morder e um especial que a gente colocava na geladeira e o geladinho ajudava aliviar ainda mais. Ele engatinhou bem e agora já está andando, praticamento solto da gente.

Nisso eu preciso destacar a importância do estímulo. Esse mês eu tirei férias do trabalho, e ele já estava ensaiando para andar, daí eu parti para um "intensivão": Vamos andar, vamos cair e levantar. Com catapora ainda, tinha que gastar a energia dele andando bastante dentro de casa. Conclusão: em menos de um mês ele já está muito mais firme e soltando mais a nossa mão para andar. A lenda de que meninos são mais preguiçosos para começar a andar, por aqui caiu por terra rsrs. Com 10 meses ele deu os primeiros passinhos, se tivesse tido mais estímulo, ele já estaria andando há mais tempo...

Então mamães, deixem vocês de preguiça, bora deixar a molecada no chão pra andar, cair e levantar =D

Ai, mas deixar eles caírem, dá tanto medo! Dá mesmo, mas deixar eles tomarem alguns tombos é tão importante quanto o apoio que damos para eles andarem. É caindo que a coordenação motora do/a pequeno/a vai entender que precisa melhorar aquela movimentação, para não cair mais. Claro que vamos nos manter próximos e evitar tombos muito graves, mas aqueles tombos mais bobinhos, deixe que um ou outro aconteça. Você vai se surpreender com a reação corporal diferente do seu filho numa próxima oportunidade similar que ia cair, mas não cai, pois já aprendeu! Confie! Seu bebê é uma máquina de aprendizagem a todo vapor!

Tô meio decepcionada, pois o Lipe ainda não fala nada perto de "mamãe" e um pouquinho perto de "papai" e nem bate palminhas (!!!), e acho tão lindo bebês batendo palminhas. Mas ok tudo no seu tempo, e cada criança tem o seu.

Beijos e até a próxima.