Pages

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Dicas sobre enxoval do bebê: Parte 1

O papo de hoje é enxoval do bebê.
 
Sou uma mãe de primeira viagem meeeesmo, daquelas bem crua que nunca tinha trocado fralda na vida, portanto muitos apetrechos do bebê eu nem sabia que existia ou para que servia. Então vou destacar algumas coisas aqui que eu não lembro de ter lido em outros sites e blogs, e fez falta saber.

Bom o meu contexto de gravidez era alta probabilidade do Felipe nascer prematuro, pois eu tive placenta prévia, ou placenta baixa, a gravidez toda e em nenhum lugar eu li sobre essa realidade que interfere diretamente no seu planejamento de compras para o bebê.

Por exemplo, se escuta muito que o bebê perde muito rápido as roupas e fraldas tamanho Recém Nascido (RN). O Lipe de fato nasceu prematuro, de 35 semanas, e hoje ele está com 3 meses e ainda usando RN tanto de roupa como de fralda! Agora que algumas roupas P estão servindo. Então no meu chá eu nem pedi fralda RN, mas deveria porque pelo menos durante uns 20 dias o seu bebê, que nascerá no tempo certo, vai usar RN. As roupas você vai querer ter bastante opção para não ficar escrava do tanque. Pense, roupas de bebê são tão miúdas que precisa juntar uma quantidade para conseguir fazer uma carga no nível mínimo da sua máquina de lavar, mas o bebê não pode esperar não é? E tem dias que eles usam 3 roupinhas, devido vazamentos de fralda ou grandes golfadas. Então tenha sim roupas RN, mesmo que sejam das mais baratinhas já que o bebê sai pouquíssimo até o segundo mês de vida.

Atenção na hora de comprar as roupas RN, pois os tamanhos variam muito entre uma marca e outra, como você pode ver na foto. Todos os bodies são tamanho RN, o primeiro da marca Petutinha, o segundo da Bicho Molhado e a terceira da Pé de Amor. Todas de malhas muito boas!

Daí tu compras tudo RN da marca Pé de Amor por exemplo, que são grandes, equivalem ao P da Bicho Molhado, e aí seu baby fica sem roupa, ou parecendo que está dentro de um saco rsrsrs. Ou se o seu bebê for grandão comprar muita coisa da Petutinha, realmente você vai perder logo.

Se eu pudesse teria deixado pra comprar o enxoval perto das últimas ultrassons, seria mais cansativo, mas nada que chegar numa loja e pedir para sentar não resolva, e a vendedora vai trazendo tudo para você. Elas trabalham com grávidas e estão acostumadas com essa necessidade. Porém eu faria uma compra mais assertiva, pois aconteceu comigo: Felipe estava previsto para nascer na troca de estação inverno/ primavera, comprei em julho vários macacões de manga comprida tamanho P (afinal diziam que RN quase não se usaria) e o que aconteceu? Um super calor desde final de agosto e um monte de roupas lindas que ele não vai usar, pois agora estamos no verão. Os macacões RN ele usou, já que ainda teve uns dias frios, mas os de tamanho P talvez eu ponha nele só para tirar uma foto rsrs. 
Então, podendo deixar a compra do enxoval mais pro final possível eu acho mais bacana, assim você sabe que tamanho e peso aproximado está o seu bebê e também que estação real está fazendo. 

Coisas que você usa muito: Paninho de boca e lençol com elástico para colchão do berço. O paninho de boca, por ser um item super útil e barato você deve ganhar como presentinho pelo nascimento do bebê. Eu ganhei muito! E nunca é demais. Inclusive aproveitei alguns para deixar exclusivamente para secar o bebê após a limpeza com água e algodão na troca da fralda. Os lençóis são como as roupinhas, num dia você precisa trocar 2 ou 3 vezes, então é bom ter uns 5 lençóis. E se o baby nascer no inverno, é bom ter umas 2 ou 3 mantas. 

Eu segui a lista de enxoval do site Baby Center, lá tem o enxoval para verão e para inverno, mas eu dispensei algumas coisas como xale de lã, pois hoje tem mantas de micro fibra que não são caras, bem quentinhas e secam super rápido! E algumas quantidades eu não segui a risca, pois achei demais, como a quantidade de mijão e calças. Eu já suspeitava do calor que viria então, no calor você não usa calça no bebê, você só usa body, muito body, inclusive sem manga. Invista em body.

Beijos e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário