Pages

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Como está a rotina? 2 meses de retorno ao trabalho

Olá meninos e meninas!

Hoje estou aqui para falar de como estão as coisas após o meu retorno ao trabalho, momento que causa muita ansiedade em várias mamães. Hoje falo sobre a rotina e vários papeis que nós, mulheres, assumimos: mãe, trabalhadora, estudante, esposa e dona de casa.

Eu não só voltei ao trabalho como iniciei as aulas na faculdade de Psicologia... (você deve estar pensando, que mulher louca começar uma faculdade bem agora, pois é foi uma loucura necessária, do tipo agora ou nunca mais) e confesso que a rotina está bem puxada, mas gratificante!

Nesses dois meses o que mais venho refletindo é: estou dando conta de tudo? A resposta semanalmente é... NÃO, claro rs.


Acho que a semana perfeita de uma mãe que trabalha, estuda e tem marido seria conseguir cuidar e dar atenção para o bebê; cuidar e namorar com o marido; sair para passear (compras?! Por que não? Rs), ir para o trabalho sem atraso nenhum dia devidamente arrumada e maquiada, cuidar dos cabelos, unhas e depilação, ler os textos, estudar as matérias da semana para não acumular para a prova e fazer os trabalhos da faculdade pelo menos uma ou 2 vezes na semana;  e por último (e por ser o mais chato está por último) limpar a casa e deixar as roupas em dia (lavadas e passadas). Dessa última ainda tem supermercado e feira, fazer comida fresca, levar a cachorra pra passear e tomar banho.... gente para! Já tô cansada.

Tudo isso com um belo sorriso no rosto e sem olheiras!?!?! Impossível! E olha que eu tenho mega ajuda das vovós do Lipe e do marido. Mas não dá pra ser tudo e fazer tudo.

Primeira decisão então minha amiga é: NÃO SOFRER. Com certeza já estamos fazendo o nosso máximo e o nosso melhor dentro do que o mundo real permite. E quem disse que o mundo real disse que tudo tem que estar em perfeito estado diariamente, semanalmente ou mensalmente? Penso que esta é uma cultura muito antiga de quando as mulheres dedicavam-se só ao lar e à educação dos filhos (o que talvez já era bem difícil de ser perfeito).

Segundo passo: Elencar as prioridades. Minha prioridade diária é aproveitar o meu filho seja brincando, cuidando, limpando, amamentando ele, aproveitar mesmo, ou seja, sem o facebook junto (sem falsidades; eu fico no celular quando estou amamentando, mas me policio bastante para aproveitar e ficar olhando pro bebê e acariciar sua pele nesse momento tão especial, gravar essas imagens na minha memória para sempre, afinal as fases passam e não voltam!). Essa sendo a minha prioridade diária, o momento que eu tiver que dar prioridade para outra coisa que é urgente, eu não vou me sentir culpada de deixar meu filho “de lado”. Por exemplo, estudar para provas; tipo de coisa que exige até que eu saia de casa e vá para a faculdade para conseguir me concentrar de verdade, mas as provas não são diárias, são mensais ou bimestrais, se concentram em uma ou duas semanas, daí então essa se torna minha prioridade.  

Terceiro passo: Aceitar que tão cedo a minha casa não estará brilhando de tão limpinha. Eu não tenho faxineira. Meu marido me ajuda lavando a louça e a sujeira da cachorra. Quando faço faxina ele também ajuda em alguma tarefa, mas hoje ele ajuda mesmo é cuidando do Felipe enquanto eu limpo a casa. Limpar a casa leva um tempo considerável e nas últimas semanas eu decidi priorizar esse tempo primeiro em ter algum lazer com a minha família. A limpeza da casa eu vou fazendo um pouco a cada dia, afinal, fazendo um pouco todo dia ou fazendo tudo no mesmo dia.... cacete... esse serviço não acaba nunca!!! Minha casa não passa por auditoria de limpeza, então o que que tem deixar o pó ali por mais algumas horas enquanto eu saio para passear com meu marido e meu filho? Então o lema está assim: “na volta eu faço, se não for muito tarde :)”.

Ah Marina então está tudo perfeito? Para mim não! Ainda quero me organizar mais ainda para me dedicar mais ao maridão e à minha saúde física, pois eu me atolei numa jaca no final do ano que resultou em 5kg a mais, preciso começar o projeto verão 2016, pela saúde estética, pela autoestima, pela saúde física das minhas costas rs #boraproPilates

Keep calm and vamos vivendo um dia de cada vez, nos parabenizando pelo máximo que vivemos e nos dedicamos.


Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário