Pages

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Homem grávido - Papai sem Grilo!?!.

Olá!!

Hoje a Mamãe sem Grilo será representada por um Papai sem Grilo!?! Convidei meu amigo Jonathan (pai e grávido atualmente) para escrever sobre o ponto de vista masculino sobre gravidez e a maternidade/paternidade; e ele não é um pai qualquer, afinal ele "engravida" junto com sua esposa rs. #paigrávido

Boa leitura!

*********************************************************************************************

A gravidez é algo surpreendente, mágico e pode ser um momento de muita ansiedade e aprendizado. 

São nove meses de muitos questionamentos: Como serão as próximas noites? Como será ter uma terceira pessoa entre nós? Como será comprar leite, fralda, lenço umedecido, sapato, mijão, pagão, body, chupeta, mamadeira, banheira, guarda-roupa, berço, moisés, trocador, lençol, carrinho, travesseiro anti refluxo, móbile, cadeirão, cadeirinha que balança... treme... toca música (...)??? 

Como será que o umbigo cai? Como será que eu vou saber se o choro é de cólica, fome, coco, xixi???? E quando andar vai cair? Como tiro as fraldas? E a escola? Pediatra? Vacinas? Dentes nascendo... dentes caindo.  E o valor da faculdade???? Calmaaaa... PARA TUDO e respira...

Agora é fácil falar isso, precisei passar por todo esse momento de 9 meses ou 39 semanas ou +/- 270 dias, CALMA... passou rsrsrs. Vou contar um pouquinho para vocês como é ser um pai sem grilos #sqn.


Em novembro de 2010 eu e, na época, minha namorada recebemos a notícia da gravidez. Eu sempre quis ser pai, mas com esta notícia vem essas questões que listei acima. Foram meses de correria, de participação intensa na gestação e com isso fui surpreendido com enjoos, mal estar e até desejo, sim, DESEJO... Nunca pensei que uma bolacha Bono de doce de leite tivesse tanta importância em uma tarde normal de trabalho. Foi a melhor bolacha da minha vida!!! 

Semanalmente acompanhava a gestação por um site, fui a todos os ultrassons, arrumei o quarto, pesquisava tudo sobre criança e a ansiedade como??? A milhão... Saldo desta gestação: 30 kg mais gordo, sim, engravidei em parceria a minha hoje esposa!!!

A participação se estendeu às visitas mensais ao pediatra, fiquei conhecido como o pai que levava o filho para tomar vacina; fui a todas as reuniões da escola, dei banho, limpei o umbigo até cair, fiz mesversário, livro do bebê, troquei fraldas número 1 e 2 rsrsrs, tudo isso por amar muito meu pequeno Cauã e por ter que ajudar minha esposa que trabalhava em horário diferente ao meu. Então criei a rotina de levar e pegar na escola, e fazer tudo com o nosso pequeno, grande homenzinho. Em dia de chuva crio braços como um polvo para poder pegar o bebê, mochila, guarda-chuva e um brinquedinho de quebra rsrsrs.

Para os futuros papais que possam ter os mesmos questionamentos: Acalmem-se, tudo passa e muito rápido, vivenciem tudo com muito amor e parceria, pois a mulher precisará deste apoio, carinho e proximidade que só nós pais podemos oferecer com tanta intensidade e cumplicidade. Não é fácil, é cansativo, mas gratificante. Hoje não consigo me ver sem ele, meu eterno bebê.

Aahhh e não para por aí! Hoje vivenciamos outra gestação, já se passaram nove semanas, e com isso eu achei que seria diferente por ser uma gravidez planejada. Realmente está sendo mais tranquila (da minha parte), pois não comprei nada até o momento, não pude ir ao ultrassom (e não sofri), porémmm os enjoos, azia e até labirintite estão aqui presentes, tudo por causa de uma ansiedade interior, que nem mesmo a minha querida psicóloga, meus treinos (sim, já emagreci 5 kg, diferente da outra gestação) e meu alinhamento espiritual estão dando conta, mas é isso ai, bora aproveitar essa magia da gestação.

PS. Eu já havia lido sobre a Síndrome de Couvade, mas por coincidência hoje recebi a indicação deste livro para entender mais isso tudo que estou passando... #ficadica para leitura de uma curiosidade: Psicologia da Gravidez – Maldonado – p.56 a 61.

Abraço

Jonathan Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário